16/02/2009

A minha dieta

Como é a minha dieta?

Quem visita o meu blog há muito tempo, sabe que ponho muitos artigos que vou encontrando pela internet. Isto porque sempre tentei descobrir porque raio tanto gente engorda, principalmente nas ultimas decadas.

Uma das razões que descobri foram alguns ingredientes que, no tempo nas nossas avós ,não existiam ou, pelo menos, não eram introduzidos nas comidas. Um deles, é o glutamato que se encontra em muitos rótulos de alimentos, mesmo com outros nomes, como proteina hidrolisada, intensificador de sabor, E621, MSG, dextrose, maltodextrina, etc. O melhor é evitar produtos com quimicos que não conhecemos.

E porque evito este quimico de nome glutamato? Porque existem estudos que indicam que é a causa da obesidade porque aumenta o apetite em 40% levando uma pessoa à compulsão alimentar. Digam, quem é que já não comeu um menu Big Mac sem que passado uma hora sentisse fome outra vez? Pois é, o glutamato é lixado!

Outro ingrediente que cortei foi o aspartame que é um adoçante artificial muito encontrado em produtos light e que provoca precisamente o mesmo efeito que o E621(glutamato).

Por fim, eliminei também o açucar, sem nunca aplicar adoçantes para substituir. Acreditem que o vosso paladar vai se alterar, a compulsão alimentar desaparece.
Tenho sempre o cuidado de ler os rotulos quando compro produtos industrializados, porque por exemplo, o pão, salsichas, por vezes tem açucar e as pessoas nem imaginam que é adicionado. Ler os rotulos é fundamental!
As vezes as pessoas dizem, "um bolinho não te vai fazer mal", ora já se provou que o açucar causa tanta dependecia como a cocaina e todos sabem que basta uma grama da dita para uma pessoa ficar dependende...

Portanto, basicamente na minha dieta eliminei estes 3 produtos que vos falei: Açucar, Glutamato e Aspartame. É claro que também evito comer coisas muito gordurosas e frutas com muito açucar (natural da fruta) e produtos refinados como a farinha branca. Opto pelos integrais.

Tento também não ultrapassar as 1000 calorias diárias ( quem quiser aprender a contar calorias /fazer controlo calorico clique aqui)

Como identificar o glutamato nos alimentos clicar aqui

Quem quiser sabe mais sobre estes produtos, nomeadamente artigos, pode ir ao meu blog e usar a opção de pequisa.


Sem comentários: